26/10/2010

Projeto prevê para 2011 construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José

Serão três pistas no sentido Sul e no Norte

Av. Leoberto Leal no bairro Barreiros/SJ

O bairro Barreiros, em São José, na Grande Florianópolis, deve ter sua Avenida Beira-Mar. A obra pode começar na metade do ano que vem e, conforme o projeto, terá pistas rápidas nos sentidos Norte e Sul.

As filas que se formam na Avenida Leoberto Leal, em horários de pico, não atrapalham os negócios do empresário Rodrigo Valmir Vieira, de 33 anos, dono de uma loja de acessórios automotivos. O movimento no local também depende do trágefo na região. Mas ele sabe que a tendência é que os problemas no trânsito se agravem cada vez mais.
— O pessoal é obrigado a ficar parado, olha para os lados e já conhece a loja — explica Rodrigo. Como boa parte dos empresários do bairro, Rodrigo sonha com a construção de uma Avenida Beira-Mar, que ligue o bairro à BR-101 e a Florianópolis.

Projeto já está no papel

A boa notícia é que o projeto para a construção já existe. E, se depender da prefeitura de São José, pode começar a ser construída no final do ano que vem. A primeira licença ambiental (chamada de licença prévia) já foi dada pela Fatma. Como depende de aterro no mar, é necessário fazer um estudo de impacto ao meio ambiente.


Para desafogar o trânsito

Se tudo sair como o planejado, a Beira-Mar de Barreiros terá três pistas no sentido Sul, três no sentido Norte, mais uma marginal com outras duas (ida e volta). Todas terão acesso para o bairro. De acordo com o secretário de Projetos Especiais de São José, o engenheiro civil Aurélio Castro Remor, a intenção é solucionar o trânsito para os próximos 50 anos.
— Temos os exemplos das outras avenidas Beira-Mar construídas em Florianópolis e São José e pudemos aprender com os erros que já aconteceram — explica o secretário.


Custo é alto e ainda não há dinheiro

Ao todo, devem ser aterrados 1 milhão de metros quadrados de mar, entre Barreiros e a entrada de Biguaçu. A via, quando construída, terá 3,6 quilômetros de extensão e o aterro cerca de 500 metros de largura. Além de caminhódromo, ciclovia e academias a céu aberto, a área deve contar com outros pontos de convivência.
Como qualquer grande obra, porém, a execução da Beira-Mar de Barreiros deve custar caro: pelo menos R$ 140 milhões. A intenção da prefeitura é pleitear recursos estaduais, federais e financiamentos, para colocar o projeto em prática.


Fonte: Diário Catarinense     Divulgação: Blog No Trajeto     Imagem: Hermínio Nunes

0 comentários:

Postar um comentário