09/10/2010

Humanização da Av. Paulo Fontes avança devagar



Premiação entregue


A Prefeitura Municipal de Florianópolis realizou na manhã desta sexta-feira, 24, a Cerimônia de Premiação do Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo para revitalização do Boulevard do Mercado Público. Os vencedores foram Hector Vigliecca (1º Lugar), Henrique Hugo Brena Nadotti (2º Lugar e Leonardo Arnold Mader (3º Lugar).


Projeto vencedor
Uma das preocupações em relação aos projetos apresentados era dar prioridade aos pedestres, contemplar outras modalidades de acessibilidade pública, atender toda estrutura de transporte e dar um tratamento condizente às novas necessidades de uma cidade sustentável. O objetivo é organizar o espaço do Centro de compras popular no Largo do Mercado Público dando assim mais conforto aos comerciantes e principalmente à população, além de valorizar o patrimônio histórico existente.

Ronald Werner representante e associado do vencedor do concurso, Hector Vigliecca, realizou a apresentação do projeto que contará com diversas ações como desdobramento do solo urbano, solo inferior com comércio e estacionamento, parede de pedra evidenciando a fachada histórica.

“Este espaço é muito importante para nossa cidade” disse o prefeito Dário Berger destacando ser esta uma obra que representa grandes conflitos: “se não fizermos também será um grande conflito. Os pedestres estavam disputando o espaço com os carros – esta situação chegou no limite extremo – nós precisávamos tomar providências”.


A Humanização na região central

Na mesma ocasião o prefeito assinou o contrato de trabalho com a Empresa Vigliecca e Associados para a execução e desenvolvimento do Projeto Arquitetônico do Largo do Mercado Público previsto para começar em janeiro de 2011. A licitação para a obra tem um custo estimado de R$ 25 milhões, que segundo diz o prefeito pretende viabilizar recursos privados.

Nota do Blog: A região citada, no largo do mercado público e do terminal central(TICEN) está longe de ser humanizada, não só pelo atraso burocrático para a obra acontecer, mas pela quantidade de vendedores ambulantes que comercializam uma variedade enorme de produtos em pleno calçadão da Av. Paulo Fontes, dificultando o 'ir e vir' de inúmeros usuários do transporte coletivo, bem como turistas que nem bem chegaram a Ilha da Magia já deparam-se com vendedores no meio da calçada atrapalhando a locomoção.


Fonte: PMF     Matéria Adap.: Blog No Trajeto

0 comentários:

Postar um comentário