19/01/2011

Via Expressa, ligação entre Capital e BR-101 será quadruplicada

Via Expressa: ligação à Capital
Com um fluxo diário de mais de 100 mil carros e trânsito congestionado nos horários de pico, a Via Expressa entra no planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT/SC) para quadruplicação. A empresa para fazer o projeto de ampliação da rodovia já foi contratada.
O trecho, da cabeceira das pontes de Florianópolis à BR-101, pertence à BR-282 e tem 5,6 quilômetros de extensão. Só o projeto deve custar R$ 6,5 milhões e será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2). Segundo o DNIT/SC, é levada em conta a complexidade do projeto. A rodovia passa no meio de uma zona altamente urbanizada e recebe o fluxo de vários bairros de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, além de ser o principal acesso à Capital.

A obra será licitada após licenciamento ambiental e a conclusão e aprovação do projeto. Segundo o superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos, em 2012 as obras devem começar. Os problemas de tráfego, porém, devem ser estudados em conjunto com o governo do Estado e as prefeituras de São José e Florianópolis. — Ao longo das últimas décadas, Florianópolis adotou como único acesso a Via Expressa. O problema só será resolvido com outras alternativas além da quadruplicação, como por exemplo a reativação da ponte Hercílio Luz — diz João José.

Além da quadruplicação, está previsto no projeto o estudo de construção de ruas laterais, ciclovia e viadutos próximo ao Shopping Itaguaçu, em São José, e até na entrada do bairro Forquilhinhas. — O objetivo é separar o trânsito local do que vem de todas as outras localidades de Santa Catarina — diz João José.

Segundo o superintendente, o Ministério dos Transportes autorizou inserir no projeto da ampliação da BR-282 um estudo de vialibilização de uma terceira ponte do continente à Baía Sul. Para ele, o fluxo na entrada de Florianópolis só vai ser resolvido com a criação de outros acessos à Ilha.


Nota do Blog:
A obra é muito importante para descongestionar o fluxo de veículos na ligação entre Ilha e Continente, entretanto há de se pensar em outra forma de ligação, 4ªponte ou túnel sub-aquático são obras para serem realizadas rapidamente, antes que o trânsito entre num 'colapso'.

Fonte: Jornal Hora de SC
Divulgação: Blog No Trajeto

Um comentário:

  1. Inútil! O problema de lentidão na Via Expressa não é ela. Simples, a via expressa tem duas pista e a ponte de quatro. A fila não começa na via expressa. Os problemas são o acesso a Beiramar Note( duas pistas ) e os semáforos da mesma. Tem que pensar em transformar a Beiramar Note em uma via rápida, sem semáforos (Passarelas, Viaduto para a Mauro Ramos e Retornos rápidos). E o outro problema é a BR 101, essa sim, tem que ser quadruplicada. O acesso a BR 101 Norte que possui um cruzamento com a entra de barreiros..

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