04/06/2010

Terminal Cidade de Fpolis: Espere sentado?

Terminal Cidade de Florianópolis segue com problemas

Apesar da ótima localização, no Centro da Capital, o Ticif (Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis) ainda está longe de ser o local dos sonhos dos usuários. No lugar de passageiros à espera de linhas, andarilhos dormindo e ambulantes oferecendo seus produtos. Nenhum banheiro publico. O telhado com falhas permite que a chuva molhe quem está por lá. No Terminal Cidade de Florianópolis, que deverá receber todas as linhas de ônibus intermunicipais nos próximos meses, ainda falta muito para que a situação fique perto da considerada ideal pelos usuários.
A prefeitura prometeu diversas melhorias(apontadas pelo blog No Trajeto em post anteriores), entretanto eslas estão longe de satisfazer os passageiros.

Muita insegurança à noite
Para caminhar do Ticen até o Ticif após as 22h é preciso coragem. Mesmo sendo no Centro, o caminho é deserto após esse horário. E, de acordo com quem faz o trajeto, mal frequentado.
- A gente fica se cuidando o caminho inteiro, com medo de ser assaltado. Para esperar ônibus não é diferente. Podia ter vigilância como no Ticen. Acho que câmeras não vão resolver - avalia o estudante Fagner da Fonseca, 21 anos.

O que diz a PMF
   A decisão segundo o vice-prefeito João Batista Nunes, não tem volta. Todas as linhas intermunicipais(total de 125) com saída da Capital serão transferidas para o TICIF. O que ainda não é certo é a data. Recentemente o Ministério Público(MPSC) recomendou o adiamento da transferência, por falta de estrutura no local.

As obras
  • Cercamento e banheiros:
    A prefeitura convidou três empresas para apresentarem propostas. A escolha deve ser feita esta semana. Essas obras devem ser concluídas até o fim do mês de junho.
  • Colocação de 30 câmeras de vigilância:
    O edital de licitação ja foi elaborado, mas o prazo para que as empresas se inscrevam ainda não foi aberto. Sem previsão para conclusão.
  • Retirada dos ambulantes:
    A PMF diz que existe fiscalização, mas que os trabalhadores voltam ao local assim que os fiscais saem. O vice-prefeito João Batista acredita que, com o cercamento, a entrada será dificultada.
  • Já realizadas:
    Pintura, revitalização das calçadas, bancos, grades e rampas para portadores de necessidades especiais, além desses itens de segurança, foi feita melhoria na iluminação interna e externa do Terminal.
A matéria do Jornal Hora de SC na íntegra:


Matéria Adaptada: No Trajeto/Diogo Carvalho     Imagens: Diogo Carvalho     Fonte: Bianca Backes/HSC

0 comentários:

Postar um comentário