02/06/2010

Udesc repudia violência policial contra estudantes

Instituição deve encaminhar um relatório à Corregedoria da PM sobre supostas agressões realizadas por policiais contra estudantes que participavam de manifestação contra o aumento da tarifa do transporte coletivo.
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estiveram reunidos na noite desta terça-feira para manifestar, segundo o professor Nilton de Andrade, "repúdio à truculência do ato realizado pela polícia dentro do campus" na segunda-feira.

De acordo com Andrade, que é diretor do Centro de Artes (Ceart) e participou da reunião, estudantes que manifestavam contra o aumento da passagem de ônibus em Florianópolis apanharam da Polícia Militar dentro do campus.
Com base nisso, a universidade prepara um dossiê — com testemunhos, fotos e vídeos de estudantes sendo agredidos — que pretende entregar a órgãos competentes.
Andrade adianta que o dossiê deve ser entregue ao Ministério Público e à Corregedoria da Polícia Militar.
— A polícia não tem impeditivo legal de entrar no campus, mas não poderia ter agido de forma violenta — explica o diretor do Ceart.
Estiveram presentes na reunião também o reitor, Sebastião Iberes Lopes Melo, pró-reitores de extensão e administração, a procuradora de Justiça da Udesc, diretores do Centro de Ciências Humanas da Educação (Faed) e do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (Esag) e estudantes.
Nesta quarta-feira, a universidade tentará promover uma reunião entre o reitor da Udesc e o secretário de Segurança Pública do Estado, André da Silveira, para que se garanta o direito à manifestação dos estudantes.

Polícia não se manifesta

O assessor de imprensa da Polícia Militar, tenente-coronel João Amorim, ao tomar conhecimento da reunião, informou que não seria prudente a corporação se manifestar sobre o assunto por não saber exatamente o que foi tratado no encontro.
Amorim disse, ainda, que se for necessário, a PM pode verificar com o setor de inteligência, que possui imagens, se as denúncias de violência são procedentes.


Novas manifestações

Nesta terça-feira os estudantes fizeram uma panfletagem na frente do Terminal de Integração do Centro (Ticen) chamando a população para comparecer ao ato que está previsto para esta quarta-feira às 17h, no mesmo local.
 
 
Matéria Adap.: No Trajeto     Fonte/Imagem: Diário Catarinense

0 comentários:

Postar um comentário