03/06/2010

Técnico de Barcelona avalia o transporte da Capital

Exemplos para Florianópolis

O diretor da empresa de Transporte Metropolitano de Barcelona (TMB), Daniel Vives Saez, reuniu-se com técnicos da Secretaria de Transportes, Mobilidades e Terminais de Florianópolis para conhecer o sistema da cidade e acenou com uma possibilidade de colaboração da empresa Espanhola com a prefeitura da Capital de Santa Catarina. A TMB já faz consultorias para cidades de diversas partes do mundo, entre elas Porto, em Portugal, e Bogotá, na Colômbia.

O técnico espanhol apresentou o funcionamento do sistema da cidade catalã, considerado uma referência mundial, conheceu o transporte urbano de Florianópolis e apontou possíveis soluções para a melhoria da mobilidade urbana na Capital. Conforme ele, existe a intenção de compartilhar algumas soluções que melhoraram o transporte de Barcelona.

Daniel Saez se reuniu também com o vice-prefeito, João Batista Nunes . O técnico disse que a capital catarinense possui semelhanças com a cidade espanhola no que diz respeito ao volume de trânsito e ao crescimento da cidade e apontou a grande quantidade de veículos particulares com um dos principais problemas do trânsito.

Para o vice prefeito a visita do especialista foi fundamental para subsidiar ações do poder público da Capital e a troca de experiências será muito importante. “Estamos buscando soluções viáveis para melhorar o sistema de transportes”, salienta. O vice-prefeito ressalta que Saez não foi o primeiro especialista a ser ouvido pela prefeitura. Recentemente visitaram a Capital o arquiteto e urbanista Josep Acebillo, responsável pelo planejamento urbano de Barcelona para as olimpíadas de 1992, além de técnicos do escritório de arquitetura Jaime Lerner, que apresentaram os corredores exclusivos para ônibus BRT (Bus Rapid Transit) que funciona em Curitiba.


Sugestões que Saez apresenta:
Menos carros
O principal problema de mobilidade em cidades de médio e grande porte é a quantidade de veículos particulares. Para mudar esse quadro, o espanhol afirma que as empresas de transporte público precisam convencer as pessoas a deixarem o carro na garagem e usarem ônibus e trens.

Agilidade
O primeiro passo para fazer com que mais pessoas andem de ônibus, de acordo com Saez, é melhorar a eficiência do transporte coletivo, fazendo com que ele seja mais rápido. É preciso passar a ideia de que o passageiro não ficará esperando por muito tempo para pegar o ônibus, mostrar que ele chegará mais cedo ao seu destino se for de ônibus e que o transporte coletivo é mais sustentável do que o individual.

Caminho livre
Em Barcelona, na Espanha, uma das medidas que está sendo estudada para melhorar o transporte coletivo é a implantação de um sistema de onda verde nos semáforos, para que a passagem dos ônibus seja facilitada.
É uma opção que deve ser estudada para melhorar o transporte de Florianópolis.

Traçado
Melhorar o traçado das linhas existentes, estudar qual a distância entre os pontos de ônibus e definir que locais da cidade têm maior demanda de passageiros são fundamentais para aumentar a eficiência do transporte. Em Barcelona, a empresa Transports Metropolitans está fazendo esse tipo de levantamento e a ideia de Saez é que em Florianópolis se faça o mesmo – caso a parceria com a prefeitura seja fechada.

Mais alternativas
É possível implantar outros sistemas de transporte público na cidade a partir de um estudo. Segundo o diretor, para isso é necessário avaliar qual a quantidade de usuários de Florianópolis. Duas opções mencionadas por Saez são o BRT(Bus Rapid Transit), sistema de ônibus implantado em Curitiba, e o tramway, tipo de trem elétrico que agiliza o transporte.


Fonte: PMF / Diário Catarinense     Imagens: Herminio Nunes / Diogo Carvalho

2 comentários:

  1. Realmente, os automóveis em excesso saturam as ruas e dificultam tudo. A mobilidade se transforma em congestionamentos a poluiçao é violenta e a capacidade de transporte é muito pequena.

    Quando o transporte se dá por sistemas (ônibus, BRT, Metrôs...) reduzimos muito a contaminaçao e aumentamos a capacidade. A eficiência final dependerá das interferências com o sistema viário e com a frequencia de passagem.

    O automóvel deve ser usado em casos muito especiais, ao contrário, Transporte Público, bicicletas e a pé, serao sempre melhor.

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  2. Para mim, além de pagar muito caro pela passagem, ainda chego muito mais tarde... Demoro em média 1h30 em vez de 30 minutos... Tenho que pagar uma passagem para o continente e uma para a ilha, e tenho que ficar na fila do SETUF todo mês para comprar a passagem do continente. Sem falar na insegurança de se pegar ônibus à noite na região onde moro. Sinceramente, o carro ainda vale muito a pena nesta cidade. É uma pena.

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