01/05/2010

Segue o impasse da reativação do TICIF

Capital promete melhorar terminal

A Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis enviou resposta ao pedido da Câmara Municipal de São José, que não quer que os passageiros do transporte coletivo da cidade de São José sejam transferidos do Ticen para o antigo Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis(Ticif), sem a estrutura adequada para o serviço.
No oficio, a SMTMT confirma que conforme avaliação técnica do Sistema Integrado de Transportes(SIT), realizada pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, a prefeitura (da Capital) tem interesse na retirada das linhas intermunicipais do Ticen. As razões, segundo a secretaria, "são respaldadas nos preceitos da legalidade, segurança e conforto".
Na sessão do dia 14 de abril os vereadores de São José aprovaram requerimento ao prefeito Dário Berger, ao secretário de Tranportes e ao presidente da Câmara Municipal de Florianópolis relatando a insatisfação dos usuários do transporte coletivo, por parte do município de São José, com as mudanças do Ticen para o Ticif. "Tal insatisfação é deccorente de diversas situações, como falta de segurança e infraestrutura inadequada, com prejuízos à comunidade josefense", informava o ofício.
No documento enviado na última semana, o secretário adjunto da SMTMT, Juvêncio Costa, diz que as 84 linhas intermunicipais que param no Ticen congestionam a circulação de ônibus, interferindo no desembarque dos usuários, muitas vezes realizados em fila dupla, e que a falta de espaço para estacionamento dos veículos também provoca atrasos no SIT da Capital.
"Quanto ao conforto, a ida dos usuários das linhas intermunicipais para o antigo Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis será proporcionada por um tratamento individualizado, pois o terminal está sendo reformado, com pintura de frades, faixas de segurança, troca de iluminação, construção de oito novos banheiros(na plataforma 1, proxímos ao Calçadão João Pinto), instalação de câmeras de segurança e colocação de uma base operacional fixa da Guarda Municipal(GMF) na praça Fernando Machado, em frente ao terminal", respondeu o secretário, que garante que os usuários das linhas intermunicipais terão um tratamento igual ao proporcionado atualmente no Ticen.
O vereador de São José, Neri Amaral(PMDB) afirmou que a Câmara Josefense, não abre mão da reforma que necessita o Ticif: " É preciso dar condição para que o munícipe de São José tenha um terminal de ônibus digno''. O presidente da casa o deputado Amauri dos Projetos(PTB), quer que uma comissão acompanhe as obras no local: "Vamos marcar uma reunião com o secretário da SMTMT para acompanhar as obras e verificar se ficará igual ao Ticen, com a base da GMF e banheiros. Queremos direitos iguais para os passageiros do município de São José".

Em enquete realizada no blog, 42% das pessoas foram a favor da mudança das linhas do Ticen para o Ticif, já 57% não aprovam tal mudança. Para 14% a mudança é indiferente.


Matéria Adap.: No Trajeto/Diogo Carvalho     Fonte: Jornal Correio de SC     Imagens: Diogo Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário