18/06/2010

Mobilidade Urbana na mídia

Como melhorar a mobilidade urbana da Grande Florianópolis?
Esta foi a tematica do programa Primeira Página da RecordNews desta sexta-feira. 
  
As filas no trânsito fazem parte da rotina do morador da grande Florianópolis e os congestionamentos agora não tem mais hora para acontecer. O programa de hoje debateu sobre as medidas que podem ser tomadas para melhorar a mobilidade urbana entorno dos municípios da Grande Florianópolis.
Os participantes do debate foram:
Soninha - Ex MTV, Ex Subprefeita da Lapa-SP, Ex-Vereadora
E Professor da UFSC especialista em Mobilidade Urbana

Os participantes da conversa apontaram algumas soluções para tornar o transporte coletivo mais atrativo para a população, contribuindo assim para a diminuição do trânsito de carros pelas principais avenidas e acessos a Capital catarinense. Algumas soluções de curto prazo seriam:

>A reestruturação das linhas: Fazendo com que o sistema possa servir realmente ao usuário, analisando as possibilidade de trajetos mais eficazes diminuindo o tempo de locomoção e de baldeação entre os terminais.

> Reativaçao dos terminais: TISAC(Saco dos Limões), TIJAR(Jardim Atlântico) e TICAP(Capoeiras) poderiam ajudar na integração entre as demais cidades metropolitanas, fazendo com que menos carros circulem no centro da cidade e nas pontes de acesso a Ilha de Santa Catarina.

> Melhorar o serviço de informação sobre o transporte público: Criar folders, propagandas e banners nos pontos de ônibus sobre o SIT(Sistema Integrado de Transporte), disponibilizando informações sobre as linhas, tipos de integração(qual a melhor para aquele roteiro). Nos pontos de ônibus disponibilizar as linhas que passam pelo local, e os horários aproximados que os veículos passariam pelo local, para tornar mais atrativo o serviço de transporte coletivo
 
> Prioridade ao coletivo: Criação de Corredores de Ônibus fazendo melhorar a mobilidade urbana nas principais vias e nos horários de "Rush", tornando o transporte coletivo mais pontual.

Medidas como estas destacadas são simples e de fato podem ajudar na valorização do transporte coletivo na grande Florianópolis como realmente uma forma mais eficiente de transporte, em inúmeras situações, do que propriamente o transporte individual por automóveis.


Máteria: Diogo Carvalho/No Trajeto      Imagens: Diogo Carvalho/RecordNews

Um comentário:

  1. É bastante "engraçado" como esquecem de incluir implantação de Ciclovias e Ciclofaixas. Estive no evento na UFSC que falou sobre Mobilidade Urbana e a Soninha falou bastante sobre as Bicicletas assim como o Diretor da Via Ciclo André G. Soares. A integração destes modais, Bicicleta e transporte coletivo serão responsáveis por considerável melhoria nesta questão. Lembrando que devemos reduzir ao máximo as emissões de poluentes originados na queima de combostível pelos automotores (Bicicletas não emitem nenhum).

    ResponderExcluir