23/03/2010

Floripa 284 anos e o trânsito

Matéria do Diário Catarinense sobre o trânsito na capital catarinense que comemora 284 anos.
Considerado o pior problema da Capital, o trânsito tem lá suas razões para reclamar dos usuários

Diário Catarinense - Seu trânsito...
Trânsito - Senhor trânsito, por favor.
DC - Tudo bem. Mas por que tamanha distinção para algo tão popular?
Trânsito - Olha como me tratam. Dizem que sou um caos, um inferno. E além de tudo me escolheram como o pior problema de Florianópolis. É bom começarem a me respeitar.
DC - Está estressado, é?
Trânsito - Tais rindo? Estressado, não, estou indignado. Estressados estão os que precisam se locomover na cidade. Assim como meu amigo João Lídio Costa, que desde 1984 dirige um táxi aqui, estou vacinado. Quando ele começa a ouvir buzina ou reclamação, fecha a janela do carro e espe­ra. E como espera. Em horário de rush, chega a levar quatro horas do Aeroporto até a Barra da Lagoa. Em horários nor­mais, o tempo ficaria em uma hora. E entrar ou sair da Ilha é ainda pior.

DC - Mas qual é o tamanho do problema?
Trânsito - Olha, um pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Valério Medeiros, publicou um estudo, em maio de 2009, mostrando que Floripa tem a segunda pior mobilidade urbana do mundo e a pior do Brasil.
DC - E até onde vai chegar?
Trânsito - Há quem diga que eu posso parar entre 2014 e 2018. E não sou eu que estou dizendo. A infor­mação é do engenheiro Severino Soares Silva, que fez um estudo com um grupo de especialistas sobre a infraestru­tura da Capital. Mas é só pensar: a população cresce, há mais empregos, a taxa de motorização não para de au­mentar e o meio físico permanece igual.

DC - Há muitos carros em Floripa?
Trânsito - Hoje são mais de 250 mil carros para uma população de 408 mil pessoas. Segundo dados de dezem­bro de 2009, a cidade tem um carro para cada 1,6 habi­tante. É igual a Curitiba. E só fica atrás de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Goiânia, onde a relação é 1,5.

DC - E quais obras poderiam solucionar o problema?
Transito - Ideia de obras é o que não falta. Já foi fa­lado em quarta ponte para ligar a Ilha ao continente, me­trô de superfície, túnel submerso, duplicação da SC-405, pedágio urbano, sistema teleférico integrado, transporte marítimo. Mas ainda estou esperando uma solução.
DC - E qual você escolheria?
Trânsito - Diria que o professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lino Peres, tem uma ideia interessante. Chamar a população e mostrar todas as alternativas possíveis, in­cluindo corredores exclusivos para ônibus, como em Curi­tiba, por exemplo. Faz um estudo, mostra os resultados e os impactos que cada uma teria. Então opte-se pelas melhores soluções.

DC - Tudo isso vai levar certo tempo, desde que se comece já. Não há o que fazer agora?
Trânsito - O presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte, José Leles Sousa, fala que os congestionamentos ocorrem em horários mais ou menos definidos - início da manhã, meio-dia e fim da tarde. Campanhas educativas mostrando as melhores ho­ras para ir ao Centro, por exemplo, já ajudariam. Se você for até lá comprar uma camiseta, vá no meio da manhã ou no meio da tarde.
DC - Há muito desrespeito?
Trânsito - Até parece que você não anda por aqui. Mas vou te dizer uma coisa. O Alberto Martins, gerente de trânsito da Guarda Municipal, conta que a maioria das multas aplicadas é por estacionamento irregular. As pes­soas param nas próprias vias ou em cima das calçadas. E sabe o que elas dizem quando são abordadas? "É rapidi­nho". Vocês humanos são mesmo muito irracionais.

Ações
:: As últimas ações na tentativa de minimizar os congestionamentos na cidade foram a implantão de dois corredores de ônibus e táxis. Um na Ponte Colombo Salles e outro no Bairro Saco dos Limões até o trevo da Seta.

:: Projetos — Está em estudo transformar a Avenida Lauro Linhares, no Bairro Trindade, em mão única.

:: Fluxo — Por dia, passam pelas pontes que ligam a Ilha ao continente cerca de 150 mil carros.



Matéria: DIÁRIO CATARINENSE, Especial Florianópolis 284 Anos
Foto: Diogo Carvalho

3 comentários:

  1. Diogo, interessante essa "entrevista".
    Mas temos que concordar que o trânsito em Floripa não é lá essas coisas... há muito o que se fazer.

    Publiquei no meu site algumas matérias referentes à isso, e uma que trata especificamente de Floripa. Te convido a conhecer: http://www.logisticadescomplicada.com/os-desafios-da-mobilidade-urbana-para-o-turismo/

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. o transito de floripa é um lixo,zero investimento, e o transporte coletivo que é o MAIS IMPORTANTE é ineficiente e caríssimo!!!! ta na mão de empresários ricos, uns dos "donos da ilha"não existem trens, metrôs, balsas,me pergunto se os administradores ja foram pra uma cidade com infra-estrutura de VERDADE afim de aprender algo e implementar? ou só pra curitiba? vão conhecer dallas,boston, chicago, buenos aires,marseille,toronto,tokyo, o mundo está la fora para ensinar,e os brasileiros Têm muito que aprender,e o principal: tem que desfocar do automóvel!!!e investir em transporte massivo,e tornar o transporte REALMENTE PUBLICO como o de buenos aires que é subsidiado, e não uma exploração tornando-o inviável,em Bs As você paga 0,50 centavos de real para ir a qualquer canto da cidade, seja de metrô,onibus, ou trem!!! e não visando o lucro pros DONOS D EMPRESAS DE ONIBUS MILIONARIOS.agora construir OUTRA PONTE? are u serious?ridiculo.sou de florianópolis mas decidi cair fora e não me arrependo, pois minha cidade me dá nojo, ta não mão de pessoas que não pensam em desenvolvê-la de verdade, apenas lucrar e empurrar com a barriga,e o povo não encherga, o povo mal viaja e sai dessa ilha pra ver que florianópolis ta um século atrás quando se fala em infra-estrutura e urbanismo. SHAME ON YOU GOVERNANTES podres de florianópolis

    ResponderExcluir
  3. o transito de floripa é um lixo,zero investimento, e o transporte coletivo que é o MAIS IMPORTANTE é ineficiente e caríssimo!!!! ta na mão de empresários ricos, uns dos "donos da ilha"não existem trens, metrôs, balsas,me pergunto se os administradores ja foram pra uma cidade com infra-estrutura de VERDADE afim de aprender algo e implementar? ou só pra curitiba? vão conhecer dallas,boston, chicago, buenos aires,marseille,toronto,tokyo, o mundo está la fora para ensinar,e os brasileiros Têm muito que aprender,e o principal: tem que desfocar do automóvel!!!e investir em transporte massivo,e tornar o transporte REALMENTE PUBLICO como o de buenos aires que é subsidiado, e não uma exploração tornando-o inviável,em Bs As você paga 0,50 centavos de real para ir a qualquer canto da cidade, seja de metrô,onibus, ou trem!!! e não visando o lucro pros DONOS D EMPRESAS DE ONIBUS MILIONARIOS.agora construir OUTRA PONTE? are u serious?ridiculo.sou de florianópolis mas decidi cair fora e não me arrependo, pois minha cidade me dá nojo, ta não mão de pessoas que não pensam em desenvolvê-la de verdade, apenas lucrar e empurrar com a barriga,e o povo não encherga, o povo mal viaja e sai dessa ilha pra ver que florianópolis ta um século atrás quando se fala em infra-estrutura e urbanismo. SHAME ON YOU GOVERNANTES podres de florianópolis

    ResponderExcluir