19/03/2010

Alteração das linhas intermunicipais suspensas pelo MPSC

Mudança tem como objetivo revitalizar comércio da região do TICIF(Terminal Intermunicipal Cidade de Florianóplis):
A alteração das linhas para o terminal próximo à Praça XV foi anunciada no fim do ano passado. Em dezembro de 2009, o diretor de operações da Secretaria de Transportes, Marcelo Roberto da Silva, afirmou que, no futuro, todas as linhas intermunicipais ficariam concentradas no local.

O objetivo da mudança é revitalizar o comércio na região, que teve prejuízo depois que o terminal antigo foi desativado, além de diminuir a quantidade de veículos que circulam diariamente pelo Ticen.

Além dos itens de segurança, o Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis receberá:
- reforma nos bancos e grades,
- melhoria na iluminação interna e externa do Terminal
- recuperação no asfalto, desobstrução das bocas de lobo e recuperação das descidas pluviais,
- pintura de faixas de segurança horizontais para pedestres e na estrutura do Terminal,
- rampas para portadores de necessidades especiais,
- construção de banheiros dentro do Terminal (a ordem de serviço para o edital será assinada no dia 23 de março),
- reforma dos banheiros da Praça Fernando Machado,
- criação de área exclusiva para turismo e fretamento com calçadas, rampas e abrigo de passageiros,
- posto avançado da Guarda Municipal em Frente ao Terminal na Praça Fernando Machado

A posição do Sec. Mun. de Transportes:(entrevista ao Jornal do Almoço)

A mudança:
Segundo o diretor de operações da Secretaria de Transportes, Marcelo Roberto da Silva, está prevista a transferência de todas as linhas intermunicipais das empresas Imperatriz, Santa Terezinha, Biguaçu, Jotur e Estrela para Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis(TICIF) durante os próximos dias. A disposição do terminal ficará da seguinte maneira:
Plataforma 1 - Estrela e Santa Terezinha
Plataforma 2 - Jotur
Plataforma 3 - Imperatriz e Biguaçu
Plataforma 4 e 5 - Biguaçu
Obs: Plat. 1(prox. ao calçadão João Pinto) Plat.5(prox. Centro Sul)




ATUALIZANDO 19/03 às 16:20

Promotoria pede suspensão da transferência de linhas de ônibus da Grande Florianópolis

O Promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu expediu recomendação, nesta sexta-feira (19 de março), ao Prefeito Municipal em exercício e Secretário Municipal de Transportes da Capital, João Batista Nunes, para que seja suspensa a transferência, para o Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis(Ticif), dos ônibus que realizam as linhas do transporte intermunicipal, que atualmente estão no Terminal Central (Ticen). A Prefeitura anunciou solenidade de reinauguração do Ticif para o dia 23 de março, às 10h30. Para o Promotor de Justiça, "o motivo que determinou a saída do terminal antigo para o Ticen permanece inalterado".

Na recomendação Abreu relata que a Promotoria teve conhecimento de que as reformas realizadas no Terminal Intermunicipal Cidade de Florianópolis foram "meramente estéticas". "O local não dispõe de banheiros públicos para os usuários, a infra-estrutura relacionada à questão da segurança é inferior àquela do Terminal Central, e não foram implementadas reformas para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência, idosos e demais usuários", descreveu ao Prefeito o Promotor de Justiça. Abreu solicita manifestação sobre a concordância da Prefeitura com os termos da recomendação até a data prevista para transferência dos terminais.
Fonte: MPSC

— A gente não vai inaugurar o terminal se não colocar ele em operação. Primeiro vamos terminar as obras necessárias, e a população há de entender que isso é necessário, para que, em seguida, coloquemos aquele equipamento em funcionamento — explica o procurador do município, Jaime de Souza.


A inauguração do Terminal Cidade de Florianópolis foi suspensa, mas a decisão de revitalizar o local está mantida. A prefeitura acredita que em três meses todas as obras devem estar concluídas.


Matéria: No Trajeto
Fonte: Diário Catarinense / Pref. Mun. Florianópolis
Foto: Diogo Carvalho

2 comentários:

  1. Acho isso uma falta de respeito com a população, pq o principal motivo em transferir as linhas intermunicipais para o TICIF é para atender aos interesses de empresários (capitalistas) e não para o benefício do povo. Até qdo a população que é a maioria será prejudicada para q a elite (minoria) possa levar a melhor? Se o comércio naquela região ficou prejudicado, o ideal seria q os lojistas e empresários pensassem em outras alternativas como: baixar os preços dos produtos, investir em publicidade e propaganda e não prejudicar os usuários do transporte coletivo que fazem parte de uma classe trabalhadora e sofrida. O trabalhador tem no mínimo o direito de no fim do dia pegar seu ônibus com segurança e usufruir das melhores condições possíveis, o que NÃO oferece o antigo terminal cidade de Florianópolis.

    ResponderExcluir