29/07/2010

Av. Beira Mar Norte deve receber asfalto de borracha

Expectativa da prefeitura é terminar a obra até fim de dezembro


Av. Beira Mar Norte receberá camada de asfalto nova.
Está aberto o edital para recuperação asfáltica do trecho entre o Terminal Rodoviário Rita Maria e a rótula do Centro Integrado de Cultura (CIC), na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Uma das regiões mais movimentadas na Capital terá um diferencial: será coberta com asfalto borracha, alternativa ecologicamente responsável e com maior durabilidade.

A moderna tecnologia foi usada em obras entre Capinzal e Joaçaba, no Meio-Oeste, e na pista de kart, no Norte da Ilha de Santa Catarina, além de aplicação também no Morro da Lagoa.

Diferente do que ocorreu no começo do ano quando a recuperação do trecho foi interrompida pelas chuvas, a aplicação do produto pode ser feita inclusive com o tempo ruim: — Só não podemos fazer a aplicação quando a chuva estiver caindo, mas isso será possível mesmo com o local úmido — explica o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros. Como a alta temperatura não interfere no resultado da aplicação do produto, o trabalho poderá ser feito durante o dia.

Pelos cálculos do secretário, serão necessários 200 metros quadrados de cobertura asfáltica. Estima-se que 6% deste total sejam da 'massa' resultante do pneu triturado. O processo é considerado simples e 'um pouco mais caro'. O secretário não soube comparar os valores entre o processo de asfalto comum e o que utiliza a borracha.
A ordem de serviço deve sair dentro de 30 dias. A expectativa da prefeitura é que a obra termine até o final de dezembro.

Buracos
Recapeamento deve ser concluido até dezembro.

Enquanto isso, o anúncio da nova tecnologia refresca a memória dos usuários. Quase um ano depois, moradores e turistas se deparam com mais uma promessa envolvendo a via. Em setembro do ano passado começou o recapeamento entre a rótula da rodoviária e o elevado de acesso à Avenida da Saudade.

Houve muita confusão no trânsito com longas filas e congestionamentos. Buracos no asfalto restam como prova da obra de R$ 8 milhões. Agora, é esperar para ver se esta borracha apaga de vez com os transtornos causados pela buraqueira em uma das mais belas avenidas da Capital.

Confira aqui como é feito e as principais diferenças sobre o asfalto comum e o produzido com borracha

                                                                 Matéria adapt.: No Trajeto     Imagens: Diogo Carvalho

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