01/07/2010

Avenida Beira-Mar Norte, deve receber asfalto de borracha

Em menos de dois anos ocorreram duas tentativas de revitalizar a Beira-Mar Norte, em Florianópolis, mas os buracos continuam. Nesta quarta-feira, porém, o secretário de Obras da cidade, Luiz Américo Medeiros, anunciou o que pode ser uma solução para o problema: a colocação de asfalto de borracha na via.

O produto, pesquisado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é mais durável que o asfalto comum. Foram quatro anos de pesquisa e testes em Florianópolis e Portugal até se chegar à fórmula atual.

— A custos iniciais, o asfalto de borracha é um pouco mais elevado que o asfalto convencional, mas diante da durabilidade e resistência mecânica chega a ser 32% mais barato — explica a professora de engenharia civil da UFSC, Liseane Thives.

O projeto foi premiado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo e, apesar de a pesquisa ter sido feita em Santa Catarina, só em duas estradas foi utilizada a malha de borracha no Estado — uma entre Joaçaba e Capinzal, no Meio-Oeste, e outra em Massaranduba, na região Norte.

Liseane Thives esclarece que o asfalto é comprado de uma indústria e pode, sem dúvida, ser aplicado nas ruas de Florianópolis. O secretário de Obras, garante que já se estuda aplicar a malha de borracha em outras ruas da Capital.

Medeiros diz que nesta semana será lançado edital de licitação da obra, que deve ser iniciada em 60 dias. Ainda conforme o secretário, a previsão de execução é de 120 dias.


Acompanhe a matéria do Jornal do Almoço(RBSTV)

Fonte: Diário Catarinense/RBSTV     Imagem: Diogo Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário