22/09/2009

Hoje é o dia mundial sem carro!

Nesta terça-feira, 22, milhares de municípios em todo mundo participam do Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro e em Florianópolis a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, com o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e Guarda Municipal, estará promovendo atividades conclamando as pessoas a utilizarem formas alternativas de mobilidade que não o automóvel.
A partir das 9 horas, em frente ao TICEN, acontece a distribuição de mudas de plantas para as pessoas que optarem pelo ônibus ou o transporte ativo, além de panfletos para a população. Durante todo o dia ônibus extras com partidas dos terminais de integração estarão circulando de acordo com a demanda para garantir o deslocamento de quem optar pelo transporte coletivo. A idéia é retirar o maior número possível de carros das ruas, mostrar a importância de outros meios de transportes, especialmente os não poluentes, e discutir novos modais de mobilidade urbana.

O material enfatiza as medidas postas em prática pela Secretaria dos Transportes para melhorar a mobilidade urbana, como as faixas exclusivas ou preferenciais (Linhas Brancas) para ônibus, que estão tornando o uso do transporte coletivo mais rápido que o carro nos horários de pico, e a implantação de ciclo-vias em toda a cidade para incentivar o uso de bicicletas como alternativa de deslocamento. O vice-prefeito e Secretário de Transportes, João Batista Nunes diz que a idéia quebrar o paradigma do uso do carro e criar uma nova cultura de mobilidade que priorize o transporte urbano e a humanização da cidade com mais espaços para os pedestres.
Informações do site da Prefeitura de Florianópolis.


Gostei dessa parte: ''A idéia é retirar o maior número possível de carros das ruas, mostrar a importância de outros meios de transportes, especialmente os não poluentes, e discutir novos modais de mobilidade urbana.'' O mais correto seria colocar em práticas essas ações antes mesmo da temporada, onde a cidade vive um caos com muitos carros em circulação, e com o sistema de transportes(ônibus e taxis) saturados.
Na foto: Vamos deixar o carro em casa para andar de ônibus?

Um comentário:

  1. Pois é, a teoria é muito bonita, mas na prática, não é nada disso. Talvez o ilustre secretário de transportes devesse ir trabalhar todos os dias de ônibus, em vez de ficar no seu gabinete editando medidas inúteis para aparecer na mídia.

    ResponderExcluir