12/09/2010

Transporte Marítimo na Palhoça

Projeto ainda deve passar por votação e pode ser implantado até o final do ano 


A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, quer implantar até o fim do ano um sistema de transporte marítimo para ligar o Centro à praia da Pinheira. No verão, um motorista pode demorar mais de duas horas para trafegar entre os dois trechos. Com o novo transporte, a expectativa é reduzir este tempo para cerca de 30 minutos. 

A previsão de que o sistema esteja pronto até o fim do ano é do secretário de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviço, Josué da Silva Mattos. Só que um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores antes de ser aberto o edital de licitação. 


Nem os valores da obra estão previstos. De acordo com secretário, a análise dos custos, que precisarão estar no edital, estão sendo feitas por técnicos da prefeitura. 


Clique na imagem para ver o trajeto marítimo



- A análise já está atrasada por causa da aprovação do projeto de lei e da vistoria da Marinha, que aconteceu na terça-feira. No serviço público, um órgão depende do outro. Se tudo correr bem, queremos que o projeto esteja implementado até o fim do ano - planeja o secretário. 


O prefeito Ronério Heiderscheidt havia falado em um outro prazo de termino da obra: outubro.




O diretor do Centro de Engenharia de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Acires Dias, disse que não dá para avaliar os prazos sem analisar o projeto. Mesmo assim, afirma que a ideia é ousada. 

Para o engenheiro Silvio dos Santos, especialista em transporte aquático e doutorando em Transporte Intermodal na UFSC, pelo menos um ano deve ser gasto até a implementação do sistema. 

- Tem uma série de procedimentos pela frente, como abrir o edital e conseguir as licenças ambientais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fazer estudos sobre medições de correntes e ondas, fora os imprevistos. Não é um projeto complexo, mas demorado - avaliou. 





Nota do Blog: É importantíssimo o planejamento de implementação de outros modais de transporte coletivo na Grande Florianópolis, é notável o inchaço das vias nos horários de pico. A criação de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana é a saída mais fácil dos congestionamentos, porém longe de ser a mais pautadas no planejamento governamentais no Brasil.




Fonte: Via Palhoça - DC     Divulgação MobFloripa/No Trajeto

0 comentários:

Postar um comentário