05/01/2011

O quadro inter-modal entra bicicletas e ônibus na capital catarinense



Segundo estudo da Viaciclo, Florianópolis possui 6 Terminais de Integração do Transporte Coletivo em operação, entretanto eles não possuem estruturas de integração intermodal com as bicicletas. Outros 3 terminais foram planejados para integrar o sistema de transporte da Capital, porém eles não estão em operação. O estudo constatou ainda que foram projetados bicicletários em 5 dos 6 terminais que estão atualmente em funcionamento. Mesmo assim, apenas 3 foram construídos, sendo que destes 2 foram desativados e 1 está em estado de abandono administrativo, uma vez que não possui controle de acesso ou segurança.
Bicicletário instalado na Av. Hercílio Luz,
mas nos terminais a situação é bem diferente.

O conhecimento sobre o quadro geral dos bicicletários é resultado da pesquisa feita pela ViaCiclo, em convênio com Instituto Ciudad Viva/Sutran-Lac/ITDP. O objetivo do estudo foi investigar os Bicicletários nos Terminais de Ônibus, observando as origens do problema, a situação atual e as perpectivas futuras. O Relatório da pesquisa "Bicicletários nos terminais do transporte público de Florianópolis: realidade e perspectivas" estará disponível na página da ViaCiclo em breve.


Para se ter uma visão geral do assunto, veja abaixo informações disponíveis sobre os Terminais de Transporte Integrado de Florianópolis:


1) Terminais em operação:

1.1) TICEN - Terminal de Integração do Centro
- Não foi projetado bicicletário
- Uma placa proibe o estacinamento de bicicletas no local

1.2) TITRI - Terminal de Integração da Trindade
- Bicicletário projetado, mas não construído

1.3) TIRIO - Terminal de Integração do Rio Tavares
- Bicicletário projetado, mas não construido
- Instalado um bicicletário ao ar livre, sem segurança, com poucas vagas e com estrutura de fixação de bicicletas de baixa qualidade

1.4) TILAG - Terminal de Integração da Lagoa da Conceição
- Bicicletário construído, conforme projeto.
- O bicicletário foi abandonado pela prefeitura, não possui segurança e não atrai usuários, servindo de depósito

1.5) TICAN - Terminal de Integração de Canasvieiras
- Bicicletário construído, conforme projeto.
- O bicicletário foi abandonado pela prefeitura e posteriormente o prédio foi concedido para uso do Corpo de Bombeiros
- Muitos ciclistas atualmente deixam suas bicicletas amarradas na grade do Terminal

1.6) TISAN - Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa
- Bicicletário construído, conforme projeto.
- O bicicletário foi abandonado pela prefeitura e posteriormente o prédio foi concedido para uso da Intendência de Santo Antônio de Lisboa


2) Terminais que não estão em Operação:

2.1) TISAC - Terminal de Integração do Saco dos Limões
- Terminal fora de operação
- Não foi projetado bicicletário

2.2) TIJAR - Terminal de Integração do Jardim Atlântico
- Terminal fora de operação
- Não foi projetado bicicletário

2.3) TICAP - Terminal de Integração de Capoeiras
- Terminal fora de operação
- Não foi projetado bicicletário


Divulgação/Imagem: Blog No Trajeto

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