05/08/2009

Revolução?


O vice-prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, apresentou para o prefeito Dário Berger na manhã desta segunda-feira, 3, o plano de ação do órgão que até 2012, que prevê entre as mudanças a criação da Empresa de Mobilidade Urbana de Florianópolis (EMUF), uma autarquia para gerenciar o transporte e o trânsito da cidade.

Segundo João Batista Nunes, o primeiro “shopping terminal” será construído na área continental, entre a avenida Ivo Silveira e a Via Expressa (BR-282), e deverá abrigar os ônibus urbanos, intermunicipais, rodoviários além de futuramente o metrô de superfície.

Linha Branca(Corredores de Ônibus)
Para enfrentar os problemas de engarrafamentos e dar maior agilidade ao transporte coletivo o plano estabelece a ampliação dos corredores de ônibus, com a implantação de novas “linhas brancas” em vias da Ilha e Continente. Os corredores completariam os que já funcionam na rua Pedro Bittencourt, na saída do TICEN, Ponte Colombo Salles, na Jorge Lacerda, Sul da Ilha e avenida Ivo Silveira, dando total prioridade para os ônibus em detrimento dos carros particulares.
Na área central serão criadas “linhas brancas” nas avenidas Mauro Ramos e Beira-mar Norte para possibilitar a humanização da avenida Paulo Fontes. A via vai virar um calçadão nas proximidades do TICEN, dando total prioridade para os pedestres e aumentando a segurança dos usuários do terminal. Já no Continente a preferência para o transporte urbano se estenderá para as ruas Fúlvio Adulcci e Gaspar Dutra. Também a ponte Pedro Ivo Campos terá um corredor. Outra medida para dar maior vazão ao transporte e ao fluxo de veículos será a criação do binário das ruas Deputado Edu Vieira e Romualdo de Barros. A via funcionará como principal ligação entre a Beira-mar Norte e a Via Expressa Sul e também deverá ter uma faixa preferencial para ônibus.

Licitação
Entre os compromissos serão realizadas licitações para o sistema de transporte coletivo, e ainda este ano também será lançada uma concorrência mais cem táxis. A medida vai suprir a falta do serviço provocada pelo crescimento urbano nos bairros mais distante do Centro e atender a demanda dos novos equipamentos comunitários instalados no município.

Comunidade
O plano de ação prevê ainda aumentar a participação comunitária nas questões do transporte. O projeto “fala comunidade” vai levar o secretário e os técnicos do órgão até os bairros para ouvir as necessidades de cada localidade. Nesses encontros devem ainda ser escolhidos representantes que funcionarão como “fiscais comunitários”, sendo um elo entre os moradores e a Secretaria de Transportes.

Texto extraído do site da PMF.

A maioria das propostas apresentadas são muito benéficas para a sociedade, ter uma visão do que é necessário realmente para dar fluidez e qualidade ao transporte coletivo em Florianópolis.
Somente duas questões são pertinentes, o tal 'shopping terminal' próximo a Via Expressa poderia ser construido onde hoje já está edificado o TICAP(Terminal de Capoeiras) economizando a construção de outro espaço, e o mais importante reavivando um espaço 'nunca' usado. Outra seria o corredor de ônibus na Av. Mauro Ramos, ficaria estranho se o corredor fosse na pista da esquerda(de cada mão), os carros ao adentrar nas ruas periféricas iriam cruzar a frente dos ônibus, deixando assim de ser corredor exclusivo para ônibus.

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