31/07/2009

Shoppings no terminais?


Nessa segunda-feira, 3 de agosto, às 10 horas, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), rua Felipe Schmidt n° 679, o vice-prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, estará apresentando para o prefeito Dário Berger os projetos e o plano de ação do órgão até 2012, que prevê a transformação dos terminais de integração em verdadeiros “shoppings” e novos corredores exclusivos para ônibus.
O plano detalha a implantação de novos modais de mobilidade para a cidade apostando num sistema de transporte urbano que seja auto-sustentável. Um início para o novo modelo deverá ser a transformação dos terminais de integração em centros de convivência, onde os passageiros poderão encontrar bancos, lojas, comércio e serviços públicos concentrados, evitando deslocamento para o centro da cidade.
A Secretaria de Transportes vai apresentar também o plano para as licitações do transporte urbano e táxis, além de definir os locais e o cronograma de implantação dos novos corredores de ônibus na Ilha e Continente e para a humanização da avenida Paulo Fontes, dando prioridade para os pedestres.
Informações da assesoria de imprensa da prefeitura municipal de Florianópolis.


Acho que antes de tornar os terminais verdadeiros centros de serviços - isso é sim fundamental para desafogar o centro da capital - a prefeitura e secretaria responsável deveriam se preocupar com o sistema de ônibus em si. Antes de 'mini shoppings' a população precisa de um transporte de exelência.
Na foto: Ticen: 'futuro shopping'?

29/07/2009

Segurança especializada

Segurança muito qualificado do Tirio(terminal do Rio Tavares), não gosta de pegar chuva, parece até de verdade.














Na foto: Do amigo Renato Aguiar(http://www.floripa-onibus.fotopic.net/)

Já não basta uma explicação técnica?

Nas últimas paginas da edição de 29 de Julho de 2009 N° 8512 do Diário Catarinense, na parte diário do leitor me deparei com esse e-mail mandado para o jornal:

Proteção das pontes

''Tenho lido, apreensivo, sobre essa redução de altura das proteções para veículos instaladas nas pontes. Já observei acidente no Rio de Janeiro no qual um ônibus lotado tombou de viaduto em Botafogo, causando muitas mortes e feridos. Causa: baixa altura da amurada. Ônibus lotados e caminhões carregados têm seus centros de gravidade mais altos do que os 90 centímetros agora previstos para essas proteções. Uma “fechada” ou um pneu estourado bastam para gerar uma guinada brusca e fazer o veículo tombar por sobre a cerca. É uma verdadeira cama-de-gato.Prefiro perder a vista da Ponte Hercílio Luz do que perder a vida. Se não, oremos!''
Elói Prade - Engenheiro mecânico aposentado Por e-mail para o DC.


Na foto: Turista argentino tentando fotografar a ponte Hercílio Luz - Rep. Clic RBS



Uma explicação mais técnica do que toda a confusão gerada por essa obra cara para os cofres públicos e pra paciência de quem transita pela única ligação terrestre entre Ilha e Continente na capital dos catarinense.

28/07/2009

E esse inverno é longo

Sem passar muito da data...
A concessão que permitia que as empresas Insular, Canasvieiras, Transol, Estrela e Emflotur explorassem o serviço de transporte venceu na quinta-feira, dia 26 de Fevereiro, há 6meses!

No contexto deu-se pela prefeitura uma ''prorrogação'' do serviço(?) prestados pelas operadoras. O processo licitatório está na câmara de vereadores. É esperar e torcer para ser formado uma licitação justa e com qualidade para o usuário, visto que é ele que paga o sistema!


O inverno neste mês de Julho veio bem forte, há uns 2, 3anos não esfriava tanto aqui no litoral, bem como na região da grande florianópolis, período propicio para tirar os casaquinhos(com mofo) do guarda roupa e andar no calor humano dos ônibus(em horários de pico) lotados.

Na foto: Desembarque no Ticen.

25/07/2009

A passagem sobe, mas a conservação cai


A tarifa sobe, os horários diminuem, a frota não cresce, os cuidados diminuem, e o passageiro nisso tudo se expõe - quase que sempre sem saber - a perigos iminentes em meio a seus deslocamentos diários.
Essa foto foi tirada sexta-feira dia 24 de julho, no detalhe a parte traseira do farol de segurança do ônibus não existe, além de continuar circulando na linha Campinas, o coletivo, no caso de chuva corria um sério risco de ter um curto circuito, visto que o motor do veículo fica na traseira, e sua parte elétrica não tinha proteção.
E o fluxo continua.

24/07/2009

Friaca




O sol voltou, mas o frio e as baixas temperaturas ainda continuam reinando aqui em Florianópolis, motivo ótimo para tumultuar as plataformas, uma pessoa mais rápida do que a outra, tentando(em vão) se esconder do vento.


Na foto: Ticen a tarde, e praticamente vazio as 19hr.

23/07/2009

Tempo frio




Nuvens e mais nuvens.
Mais um fim de tarde chuvoso em Florianópolis, e se ta chovendo é melhor embarcar logo.

Na foto: Embarcar rápido com várias pessoas não da exatamente certo.

Tempo morno

Dias nublados e chuvosos nas férias não são bons. O povo se retrai, fica em casa, ou lotam os Shoppings da Capital. O positivo é que o trânsito fica mais 'tranquilo' dentro da difícil locomoção entre ilha e continente, bastou uma 'batidinha' ontem no final da tarde, para não se distinguir o que era corredor EXCLUSIVO para ônibus das outras três pistas no interior da Ponte Colombo Machado Salles.

Uma boa pedida para evitar as insuportáveis filas, é esperar os ônibus, já que a maioria não tem ar-condicionado, fica até quentinho dentro deles.

Na foto: A população(agasalhada) no TICEN a espera de ônibus, ao fundo a ótima conservação do ônibus da Canasvieiras.

22/07/2009

Mudar ajuda?

A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais determinou a alteração no trajeto Executivos (Amarelinhos) das linhas Santa Mônica, Parque São Jorge, Córrego Grande – via Gama D´Éça e João Paulo – via Centro Administrativo a partir da próxima segunda-feira, 20. Os veículos que fazem esses itinerários, no sentido Centro-bairro e com saídas do Terminal Cidade de Florianópolis, deixarão de circular pelas ruas dos Ilhéus, Artista Bittencourt e Arcipreste Paiva, acessando diretamente a rua Tenente Silveira pela Praça XV de Novembro.

A mudança pretende desviar os ônibus do trânsito mais intenso registrado na região e diminuir o tempo de percurso das linhas. Outro motivo é a segurança. No trajeto antigo os veículos transitavam por vias com intensa circulação de pedestres. Os usuários das paradas nas ruas dos Ilhéus, Artista Bittencourt e Arcipreste Paiva passarão a embarcar em frente a Catedral Metropolitana.
(Fonte:
www.pmf.sc.gov.br )


Até ai tudo bem na nova iniciativa, mas na prática, os amarelinhos, que depois da ultima e ótima renovação ficaram amarelões(carros maiores) quando param na frente da catedral(rua em direção a Tenente Silveira) acabam perdendo a silnaleira aberta, já que a rua não é preferencial, ou seja, quase sempre causando desconforto maior para os veículos que se deslocam ao entorno da Praça XV em direção a própria Tenente Silveira e a Rua dos Ilhéus. Resta a paciencia aos motoristas.
Na foto os 'amarelinhos' que mudaram de itinerário.

20/07/2009

Fica complicado

Newsletter da Canasvieiras T.C.
''Prezados Clientes,a partir do dia 20/07 - segunda-feira, não faremos mais a recarga de cartões Passe Rápido em nossa bilheteria no Terminal de Integração do Centro - TICEN. As recargas serão realizadas pelo SETUF, no início da plataforma B e também em sua sede. Já nos terminais TICAN e TISAN continuaremos fazendo as recargas normalmente.
Atenciosamente,
Canasvieiras Transportes Ltda. ''
Na Foto1: Ônibus da Canasvieiras

Pasmem, era o único lugar no TICEN que dava a possibilidade de recarca dos cartões passe rápido fora dos horários convencionais, por exemplo até as 23hrs nos dias úteis, sábados e domingos(principalmente dias que são prato cheio para turistas). Agora não existe mais NENHUM ponto de venda no sábado a tarde e domingo o dia inteiro no principal terminal de integração de Florianópolis é complicado. Falar que as recargas continuam sendo vendidas no SETUF e na Plataforma B é certo, agora não avisar que no final de semana não funciona é difícil.
Parece até uma tatica para que os usuários sejam forçados a pagar a passagem em dinheiro(valor mais caro) do que no próprio cartão passe rápido. Menos mal que não tiraram esse serviço dos terminais do interior da ilha.

19/07/2009

Pesadões

Em tempos de São Paulo, é difícil não ver pelas ruas da cidade pesadões como esse da foto.
A grande quantidade de pessoas que utilizam o ônibus como meio de transporte na grande São Paulo necessitam de grandes e muitas vezes robustos ônibus, para deslocamento entre pequenas regiões ou regiões que não possuam metrô por perto.
Cabe esse exemplo para outras regiões do Brasil. Muitos passageiros requerem ônibus com grande capacidade de pessoas, sejam eles normais, articulados ou até bi-articulados, caso de São Paulo e Curitiba, cidades já com esse padrão nas frotas, buscando atender com a máxima qualidade possível os usuários.



Na foto1: Ônibus da Santa Brigida, na Vila Madalena, SP

17/07/2009

Mobilidade

É, pra quem reclama em diversas cidades de uma filinha ou outra, como no caso de Florianópolis das 'enormes' filas nas pontes que interligam a capital é porque não tem ideia do que é realmente uma enorme fila.
Na foto1: Saida do Túnel 9 de Julho - São Paulo - SP as 10hrs

15/07/2009

Cenário bonito

Na guerra dos guardil rails entre PMF / IPUF / MP ainda é possivel registrar momentos como esse entardecer na ligação entre Ilha e Continente.

Na foto1: Na ponte Colombo Machado Salles e vista para a ponte Hercilio Luz.

Vai um banquinho tostado ae doutor?

Por volta das 7h30min desta quarta-feira um ônibus da Transol(nº0192) sofreu um incêndio no inicio da Av. Beira Mar Norte, próximo a UFSC.
Informações do Diario.com dão conta que o incendio começou na parte traseira do ônibus.

Se começou na traseira, obviamente teve inicio no motor. Essa é a prova da ótima conservação dos veículos que circulam quase que ininterruptamente pelas ruas da capital.

Na foto1: Rep.ClicRBS - Transol 0192

Relembrando...

A ultima 'tostada' de um ônibus aqui na grande Florianópolis foi no segundo semestre de 2008,
na oportunidade o ônibus da Estrela(nº1154) estava acabando de sair da sua plataforma no
Ticen(terminal de integração do centro de Florianópolis) e indo em direção as pontes da capital.
A desculpa foi a mesma, possivelmente começou o fogo pela parte elétrica do veículo.
Menos mal que ninguém nesses dois episódios se feriu.


Na foto2: Rep.ClicRBS -Estrela 1154

11/07/2009

Sábado de Chuva

É, tempo nublado, frio, chuva, vento sul em Florianópolis sugerem duas opções: A primeira, ficar de baixo das cobertas. A segunda: ir em direção aos shoppings, como tem pouco ônibus, o jeito é pegar o carro e lotar os estacionamentos.



Na foto: vista do mangue do Itacorubi, a partir do Shopping Iguatemi .

É disso que o povo gosta.

Sexta-Feira bem tumultuada na capital dos catarinenses.
Um grupo de estudantes destinou essa tarde de sexta para reivindicar seus direitos quanto cidadãos. Com frases do tipo: ''Dário, seu mercenário, a tarifa ta alta pra caral...'' e '' Amanhã vai ser maior'' o movimento passe livre vai tomando corpo após mais um aumento(abusivo) da tarifa de ônibus em Florianópolis. Agora resta esperar mais uma semana, que promete.

Na Foto1: Manifestantes tentam entregar o jornal do movimento aos policiais do PPT que faziam a segurança no local.



Na Foto2:A marca do movimento, na faixa de pedestres entre a Praça XV e Felipe Schmidt.


Na Foto3: O aumento claramente fixado no para brisa do ônibus da Transol.

10/07/2009

O inicio




Apartir de hoje, sexta feira 10 de julho de 2009 está inalgurado um blog exclusivo sobre o Transporte Coletivo de Florianópolis. Um canal de comunicação entre busólogos, ver curiosidades, fotos ou apenas um instrumento de orientação para a população de Florianópolis quando o assunto é Ônibus!

Grande Abraço